Central de Resultados
Calendário
Mailing RI
Favoritos

Notícias

Fato Relevante

Reavaliação das Terras Próprias da São Martinho

São Paulo, 13 de dezembro de 2021 – A São Martinho S.A. (“São Martinho” ou “Companhia”; B3: SMTO3), em cumprimento ao disposto na Resolução 44 da CVM e às melhores práticas de governança corporativa, comunica aos seus acionistas e ao mercado em geral, a reavaliação das terras próprias da Companhia, realizada pela consultoria Deloitte Touche Tohmatsu.

As terras próprias, que somam 54.634,74 hectares, foram avaliadas em R$ 4,81 bilhões, apresentando valorização de 56,2% em relação à última avaliação, divulgada em 2014, já desconsiderando as alienações de terras ocorridas ao longo do período.  Em relação à valorização em R$/hectare no período, o crescimento foi de aproximadamente 66,5%
 

 

A avaliação a valor de mercado, corresponde à terra nua, não contemplando construções e benfeitorias, máquinas e equipamentos, implementos agrícolas e culturas.

A metodologia de avaliação patrimonial empregada neste trabalho é amparada nas mais recentes normas e diretrizes da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas e ASA – American Society of Appraisers, que disciplinam conceitos, estabelecem os critérios a serem empregados em trabalhos de avaliação patrimonial, definem os métodos para determinação dos valores e visam os graus de fundamentação e precisão das avaliações, entre outras prescrições. Dentre os diversos métodos previstos para a avaliação de imóveis, o aplicado foi o Método Comparativo Direto de Dados de Mercado como definido pelas Normas NBR 14653-1 e NBR 14653-3 da ABNT, que consiste em se determinar o valor de mercado de um bem através da comparação com outros similares, através de seus preços de venda, tendo em vista as suas características semelhantes. Nesse método, ajustes são procedidos através da utilização de fatores que visam corrigir eventuais diferenças entre os bens disponíveis no mercado e o bem objeto da avaliação.
 

São Martinho S.A.

Felipe Vicchiato
Diretor Financeiro e de Relações com Investidores
 

Para acessar o documento em PDF, clqiue aqui.