O Conselho de Administração é um órgão de deliberação colegiada, responsável pela orientação geral do negócio da Companhia, incluindo a sua estratégia de longo prazo. É responsável também, dentre outras atribuições, pela eleição dos diretores e fiscalização da respectiva gestão. As decisões do Conselho de Administração são tomadas pelo voto favorável da maioria dos seus membros. Em caso de empate, a matéria será remetida para nova reunião para deliberação com a participação de todos os conselheiros. A aprovação de algumas matérias está sujeita a quorum qualificado no Conselho de Administração.
O Estatuto Social da São Martinho estabelece um número de 7 conselheiros. Os conselheiros são eleitos em assembleia geral de acionistas por um prazo de 2 anos, podendo ser destituídos pelos acionistas da Companhia reunidos em assembleia geral. Os atuais membros do Conselho de Administração da São Martinho foram eleitos por meio da Assembleia Geral Ordinária em 31/07/2020.
Na tabela abaixo estão os nomes e posições dos atuais membros do Conselho de Administração da São Martinho:
De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho Fiscal é um órgão societário independente da administração e dos auditores externos. O Conselho Fiscal pode funcionar tanto de forma permanente quanto de forma não permanente, caso em que atuará durante um exercício social específico quando instalado a pedido dos acionistas que representem, no mínimo, 2% das ações com direito a voto e cada período de seu funcionamento terminará na primeira assembleia geral ordinária após a sua instalação.
As principais responsabilidades do Conselho Fiscal consistem em fiscalizar as atividades da administração, rever as demonstrações financeiras da companhia e reportar suas conclusões aos acionistas. A Lei das Sociedades por Ações exige que os membros do conselho fiscal recebam remuneração de, no mínimo, 10% do valor médio pago anualmente aos diretores da companhia. A Lei das Sociedades por Ações também exige que o Conselho Fiscal seja composto por, no mínimo, três e, no máximo, cinco membros e seus respectivos suplentes.
O Estatuto Social da São Martinho prevê um Conselho Fiscal de caráter não permanente, eleito unicamente a pedido dos acionistas da Companhia em Assembleia geral.
De acordo com o Estatuto Social, a Diretoria é composta de, no mínimo, 2 e, no máximo, 11 membros, sendo um Diretor Presidente, um Diretor Vice-Presidente, um Diretor Superintendente Agroindustrial, quatro Diretores Agroindustriais de Unidade, um Diretor Financeiro e de Relação com Investidores, um Diretor Administrativo, um Diretor Comercial e de Logística e um Diretor Jurídico, de Conformidade (Compliance) e de Relações Institucionais, podendo os cargos serem exercidos cumulativamente, a critério do Conselho de Administração.
Na tabela abaixo estão os nomes e posições dos atuais membros da Diretoria Estatutária da São Martinho:
Graduado em Engenharia de Produção pela Politécnica, USP (1988) e INSEAD em Fontainebleau, França (2000). Possui mais de 30 anos de experiência nas áreas de Gestão Corporativa, Gerenciamento de Negócios Globais e Gerenciamento Comercial na indústria de produtos químicos e plásticos, com vasta experiência em gestão de empresas nacionais e internacionais. Iniciou sua carreira na The Dow Chemical, onde ocupou diversos cargos no Brasil e nos Estados Unidos, incluindo Diretor Global de Negócios e Diretor Corporativo de Desenvolvimento Estratégico, no período de 1989 a 2007. Em 2007, assumiu o desafio de liderar a São Martinho S.A como Presidente (CEO), desempenhando papel fundamental para o crescimento estratégico da Companhia, triplicando sua receita e mais que quadruplicando o seu valor de mercado, além de posicionar a empresa como um dos maiores players do setor sucroenergético brasileiro. Como reconhecimento do mercado, em 2018 a São Martinho foi eleita a Melhor Empresa para Trabalhar do Brasil, a melhor do setor Agronegócio, a melhor Grande Empresa, além de destaque na categoria Liderança pela Revista Você S/A – desde 2012 a Companhia aparece no ranking das 150 melhores empresas para trabalhar. Em 2020, a São Martinho foi eleita a melhor empresa em gestão de pessoas entre as empresas brasileiras entre 7.001 a 17.000 funcionários, pelo prêmio Valor Carreira, do jornal Valor Econômico. Entre 2016 e 2020, a Companhia ficou entre as 150 empresas brasileiras mais inovadoras no ranking “Inovação Brasil” do Valor Econômico. Em 2020, a São Martinho também foi eleita a Empresa do Ano e campeã no setor “Açúcar e Álcool” no Prêmio Valor 1000. Fabio já recebeu o prêmio “Executivo de Valor”, do jornal Valor Econômico, em 2012, 2013, 2016, 2017, 2018 e 2020, além de ter sido considerado um dos melhores CEOs do Brasil pela revista Forbes em 2017. Atualmente, além de CEO da São Martinho, Fabio é vice-presidente do Conselho de Administração do CTC (Centro de Tecnologia Canavieira).
Com o objetivo de dar suporte às decisões do Conselho de Administração e fortalecer a estrutura de Governança Corporativa da Companhia, foram criados 4 comitês com foco em temas relacionados à gestão da Companhia. Os Comitês estudam os assuntos de sua competência e preparam as propostas a serem levadas ao Conselho para exame. Estes comitês são compostos por membros do Conselho e por convidados. Suas atribuições são:
COMITÊ DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS
COMITÊ DE AUDITORIA
COMITÊ FINANCEIRO
COMITÊ DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Para configurar "Meus Favoritos" Clique em "Configurar" ou no ícone , na barra de ferramentas abaixo do título. Para excluí-la, basta clicar no .
Qual idioma de sua preferência?