O Conselho de Administração é um órgão de deliberação colegiada, responsável pela orientação geral do negócio da Companhia, incluindo a sua estratégia de longo prazo. É responsável também, dentre outras atribuições, pela eleição dos diretores e fiscalização da respectiva gestão. As decisões do Conselho de Administração são tomadas pelo voto favorável da maioria dos seus membros. Em caso de empate, a matéria será remetida para nova reunião para deliberação com a participação de todos os conselheiros. A aprovação de algumas matérias está sujeita a quorum qualificado no Conselho de Administração.
O Estatuto Social da São Martinho estabelece um número de 7 conselheiros. Os conselheiros são eleitos em assembleia geral de acionistas por um prazo de 2 anos, podendo ser destituídos pelos acionistas da Companhia reunidos em assembleia geral. Os atuais membros do Conselho de Administração da São Martinho foram eleitos por meio da Assembleia Geral Ordinária em 29/07/2022.
Na tabela abaixo estão os nomes e posições dos atuais membros do Conselho de Administração da São Martinho:
Graduado em Administração de Empresas pela FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado (2000), especializou-se em Finanças pela FIA, São Paulo/SP (2003), Gestão de Ativos pelo New York Institute of Finance, New York/NY (2009), Estratégia e Inovação pela Wharton School, Pensilvania (2007) e Educação Executiva em Estratégia pela GE Management Institute, Crotonville, New York/NY (2015). Participou de Curso de Formação de Conselheiros de Administração pelo IBGC, São Paulo/SP (2010) entidade da qual é membro, e do Programa de Desenvolvimento de Conselheiros da Fundação Dom Cabral, Nova Lima/MG (2017). Atuou doze anos no mercado financeiro, iniciando sua trajetória na área de crédito do BankBoston Banco Múltiplo (1998/2004), e posteriormente atuou como Portfolio Manager - no BankBoston Asset Management (2004/2006) e Itaú Asset Management (2006/2008). Foi Membro do Conselho de Administração da Nova Fronteira Bioenergia S.A. (2016/2017), joint venture entre a São Martinho e a Petrobras Biocombustível S.A., que teve como principal objetivo, através da Usina Boa Vista, ampliar a produção de etanol na região Centro-Oeste. Foi membro do Conselho de Administração da Landco Empreendimentos e Participações S.A. (abril/2016 a maio/2017) e da Vale do Mogi Empreendimentos Imobiliários S.A. (agosto/2014 a maio/2017). Em 2019 atuou como membro do conselho consultivo da BP - Beneficência Portuguesa de São Paulo.
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Ribeirão Preto (1988) realizou o Curso de Especialização em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - São Paulo (1990) onde se especializou em Administração Agrícola. Iniciou sua carreira na Usina São Martinho S.A. - Açúcar e Álcool atuando como Gerente Executivo (1984/1997). Na Usina São Martinho S.A. ocupou os cargos de Gerente Executivo (1997/1998) e a partir de 15 de outubro de 1999 ocupou os cargos de Diretor Agrícola Diretor de Unidade e Diretor Agroindustrial. Na Luiz Ometto Participações S.A. foi eleito Diretor em 1986 e a partir de 1987 passou a exercer o cargo de Diretor Vice-Presidente. Membro do Conselho Consultivo do Centro de Tecnologia Copersucar (2001/2004) e membro do Conselho de Administração da Santa Cruz S.A. Açúcar a Álcool (2011/2014). Foi Presidente do Conselho de Administração da Nova Fronteira Bioenergia S.A. (2010/2017) joint venture entre a São Martinho e a Petrobras Biocombustível S.A. que teve como principal objetivo através da Usina Boa Vista ampliar a produção de etanol na região Centro-Oeste. Foi Membro do Conselho de Administração da ABAG - Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto - SP foi Presidente do Conselho Deliberativo - SIAESP - Sindicato da Indústria do Açúcar no Estado de São Paulo e Presidente do Conselho de Administração da São Martinho S.A. (jul/2018 a jul/2020). Foi Diretor Presidente da Agropecuária Caieira do Norte (2019 a 2023). Atualmente é Vice-Presidente do Conselho de Administração da São Martinho S.A.
Presidente do Conselho da Whirlpool S.A. trabalha na Whirlpool há mais de 27 anos. Foi Presidente LATAM e Vice-Presidente da Whirlpool Corporation também já atuou como Presidente da Embraco unidade de compressores da Whirlpool no Canadá e México. Além de Diretor de Finanças TecnoIogia da Informação Planejamento Estratégico e Relações com o Mercado para a América Latina. Foi o principal líder da área financeira nos Estados Unidos e responsável pelas operações da Whirlpool Latin America na Argentina e no Chile. Brega é formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e desde 2016 é membro Consultivo da AACD. Certificado em 2024 pelo Instituto Brasileiro de Governança corporativa como “Conselheiro de Administração Experiente”.
Graduado em Administração de Empresas pela EAESP – Fundação Getúlio Vargas (1993), especialização em Administração Estratégica, Administração de Qualidade Total e Administração de Recursos Humanos do programa Certificate of Special Studies in Administration and Management da Harvard Extension School – Harvard University (1994). Em 2017 participou do Programa de Desenvolvimento de Conselheiros na Fundação Dom Cabral. Iniciou na Santa Cruz S.A. Açúcar e Álcool em 1995 sendo eleito Diretor em 1996, cargo ocupado até 2014. Foi membro do Conselho de Administração da Landco Empreendimentos e Participações S.A. (abril/2016 a maio/2017) e da Vale do Mogi Empreendimentos Imobiliários S.A. (agosto/2014 a maio/2017). Membro do Conselho de Administração da São Martinho S.A. desde 29 de julho de 2016. Diretor da Agro Pecuária Boa Vista S.A., Cia Agrícola Debelma, Debelma Participações S.A., Agro Pecuária Vale do Corumbataí S.A, Diretor Vice-Presidente da Luiz Ometto Participações S.A., Diretor Vice-Presidente da Imobiliária Paramirim S.A. e Membro do Conselho Deliberativo da UNICA (União da Indústria da Cana de Açúcar).
Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1971). Iniciou sua carreira profissional exercendo cargos no Ministério da Indústria e Comércio no Conselho de Desenvolvimento Industrial (CDI) de assessor de Ministro Secretário Executivo da Comissão Executiva para Papel e Celulose coordenador de grupos setoriais do Conselho de Desenvolvimento Industrial - CDI (1971/1977). Atuou também na Companhia Vale do Rio Doce como Diretor da Área de Madeira Celulose e Meio Ambiente e exerceu cargos de superintendente (Madeira e Celulose) gerente de Departamento de Estudos e Projetos gerente de assessoria – Vice-presidência e Diretoria (1977/1989) e posteriormente como Diretor da Área de Produtos Florestais Meio Ambiente e Metalurgia (1990/1993). Neste período em que exerceu a função de Diretor da Companhia Vale do Rio Doce foi membro do Conselho de Administração das empresas: Florestas Rio Doce S.A.; Alunorte - Alumina do Norte do Brasil S.A.; Aluvale - Vale do Rio Doce Alumínio S.A.; Itabira Internacional Co. Ltda; Bahia Sul Celulose S.A.; Mineração Rio do Norte S.A.; Rio Capim Química S.A.; Usiminas S.A. e da Companhia Siderúrgica de Tubarão; bem como membro do Conselho Consultivo das Empresas: Celulose Nipo-Brasileira S.A. - Cenibra e Cenibra Florestal S.A.; Albrás - Alumínio Brasileiro S.A.; Companhia Docas do Espírito Santo S.A. - Codesa e Rio Doce Geologia S.A. - Dcegeo e Portocel - Terminal de Exportação de Porto do Riacho S.A. Na Celulose Nipo-Brasileira S.A. - Cenibra Florestas do Rio Doce S.A. exerceu a função de Diretor-Presidente (1989/1990). Foi Diretor Superintendente da Bahia Sul Celulose S.A. (1993/2001) e posteriormente da Suzano Papel e Celulose S.A até 2006. Ocupou a Presidência do Conselho de Administração da CPFL Energia (2010/2017) foi Conselheiro da CCR em 2016 e Presidente deste Conselho em 2017. Foi também membro do Conselho de Administração e Coordenador do Comitê de Auditoria da Suzano Holding S.A. (2019/2021) e membro do Conselho de Administração e Comitê Financeiro e de Auditoria da Vale S.A.
Graduado em Administração de Empresas pelo Instituto Superior de Ciências Aplicadas Associação Limeirense de Educação e participou do Projeto de Formação de Sucessores da Oliveira e Bernhoeft Associados. Em 1987 iniciou suas atividades profissionais na São Martinho (Unidade Iracema) onde atuou até 1999 em diversas funções na área administrativa como membro do Comitê Gerencial e Assessor de Diretoria. Foi Diretor da Valbras Tratores e Peças Ltda. (1994/1999). Foi membro do Conselho de Administração da Landco Empreendimentos e Participações S.A. (abril/2016 a maio/2017) e da Vale do Mogi Empreendimentos Imobiliários S.A. no período de (agosto/2014 a maio/2017).
Possui MBA Executivo Internacional pela FIA-USP e cursos de especialização em negócios junto a Harvard University Michigan University; INSEAD e Singularity University. Desenvolveu sua carreira como Sócia em Consultoria na PwC onde atuou por 38 anos (até 2009). Como consultora atuou como agente de mudança e de transformação organizacional. Nos últimos dez anos na PwC liderou a prática de consultoria na América do Sul e Central na linha de negócios Organization People & Change Management and Family Business. Foi CEO na Participações Morro Vermelho S.A. por 7 anos (2009/2016) e membro do Conselho de Administração da Copel S.A. - Companhia Paranaense de Energia S.A (2017 a março/2021). Apoiou conselhos e empresas a implantar modelos robustos de governança empresarial e familiar e novos sistemas de gestão.
De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho Fiscal é um órgão societário independente da administração e dos auditores externos.
As principais responsabilidades do Conselho Fiscal consistem em fiscalizar as atividades da administração, rever as demonstrações financeiras da companhia e reportar suas conclusões aos acionistas. A Lei das Sociedades por Ações exige que os membros do conselho fiscal recebam remuneração de, no mínimo, 10% do valor médio pago anualmente aos diretores da companhia. A Lei das Sociedades por Ações também exige que o Conselho Fiscal seja composto por, no mínimo, três e, no máximo, cinco membros e seus respectivos suplentes.
O Estatuto Social da São Martinho prevê um Conselho Fiscal composto de 3 membros efetivos e igual número de suplentes, eleitos pela Assembleia Geral, para um mandato de 2 anos, permitida reeleição.
Bacharel em Direito (1991) pela Universidade de São Paulo (USP). Há mais de 30 anos representa empresas em operações complexas de fusões e aquisições estruturação de projetos e contratos internacionais. Combina esta prática com vasta experiência (nacional e internacional) na área de arbitragem representando empresas e como árbitro em litígios societários contratuais e de construção. Sócio de MAP Negociação e Arbitragem. Por 17 anos participou do Conselho de Administração de seguradora do Grupo BNP-Paribas no Brasil (Cardif) além de diversos Conselhos Fiscais. Doutor em Direito Internacional pela Université de Paris X - Nanterre em 2001 onde também obteve o Master em Comércio Internacional (1996). É Mestre em Direito do Comércio Internacional (1995) pela Universidade de São Paulo. Foi Professor da Fundação Getúlio Vargas (2002/2013). Autor dos livros ““Le hardship dans le droit du commerce international Emile Bruylant/FEC-Feduci 2003” “Contrato internacional de transferência de tecnologia – Patente e Know-How” Livraria dos Advogados além de ter organizado obras coletivas e publicado diversos artigos jurídicos na área de contratos internacionais e arbitragem. Pesquisador Convidado na Columbia Law School (2017) e na Université de Paris II (2010). Atualmente é membro do Conselho do ICC Institute on World Business Law (Paris). Membro do Conselho Fiscal da São Martinho S/A desde 2013. Membro do Conselho de Administração da LPS Brasil Consultoria Imobiliária S/A.
Bacharel em Ciências Contábeis (FEA-RP/2003) pela Universidade de São Paulo (USP) Mestrado em Engenharia de Produção (EESC/2007) Doutorado em Ciência na área de Economia Organizações e Gestão do Conhecimento (EESC/2011) Pós-Doutorado no Massachusetts Institute of Technology na área de Contabilidade Financeira (MIT – Sloan School of Management/2018) e Livre Docente em Métodos Quantitativos Aplicados a Contabilidade (FEA-RP/2024). Professor Associado da Universidade de São Paulo (USP) na Faculdade de Economia Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) no Departamento de Contabilidade nos cursos de graduação mestrado e doutorado. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da FEARP/USP e Coordenador do MBA Contabilidade em IFRS e do MBA Gestão de Tesouraria Corporativa na FEA-RP/USP. Experiência na área de Administração com ênfase em Ciências Contábeis atuando principalmente com docência e pesquisa em Contabilidade Financeira Finanças Corporativas e Data Analytics. Diretor Presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (ANPCONT) membro da American Accounting Association (AAA) e Coordenador Regional para o Brasil da International Accounting Section (IAS|AAA) membro do Grupo de Pesquisa em Informações Contábeis da FEA-RP|USP (InCont USP) e membro do Comitê Gestão do Programa Contador Parceiro do CFC e SEBRAE. Autor de diversos livros e capítulos de livros destacando-se Contabilidade Financeira - Interpretação e Aplicação (Ed. Atlas|Gen 2021). Consultor e Parecerista em matérias de Contabilidade e Finanças.
Sócio e co-gestor da Evolve Capital. Com mais de 15 anos de experiência com investimentos em empresas listadas e de capital fechado Rafael investiu em mais de 80 empresas no Brasil possuindo um sólido conhecimento de contabilidade valuation e estruturação de negócios. Participou de diversos Conselhos de Administração e Fiscal tendo uma abordagem ativista colaborativa com as empresas do portfólio com o objetivo principal de gerar valor para os acionistas. Rafael ocupou os cargos de Diretor de Renda Variável Diretor do Comitê Executivo e Private Equity na Rio Bravo Investimentos além de ter sido Diretor de Investimentos no Banco Inter. Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV) em 2002 e possui a certificação Chartered Financial Analyst (CFA) desde 2011.
Formado em administração de empresas pela FGV - SP em 2002. Ingressou em abril de 2002 na Claritas atuando na área de Renda Variável até 2021 onde ocupava o cargo de Head de Análise. Após se desligar da Claritas no final de 2021 juntou-se à Evolve Capital onde é sócio e cogestor de Renda Variável. Além disso já participou do conselho de administração da Direcional Engenharia por 6 anos (2013 a 2019) e foi membro titular do Conselho Fiscal da São Martinho S.A e do Conselho Fiscal da Vamos S.A e atualmente é membro titular do conselho fiscal de Direcional Engenharia.
De acordo com o Estatuto Social, a Diretoria é composta de, no mínimo, 2 e, no máximo, 12 membros, sendo um Diretor Presidente, um Diretor Vice-Presidente, um Diretor Superintendente Agroindustrial, quatro Diretores Agroindustriais de Unidade, um Diretor Financeiro e de Relação com Investidores, um Diretor Administrativo, um Diretor Comercial e de Logística e um Diretor Jurídico, de Governança, Riscos e Conformidade e de Relações Institucionais e um Diretor de Recursos Humanos, Saúde e Segurança, podendo os cargos serem exercidos cumulativamente, a critério do Conselho de Administração.
Na tabela abaixo estão os nomes e posições dos atuais membros da Diretoria Estatutária da São Martinho:
Graduado em Engenharia de Produção pela Politécnica, USP (1988), e com Executive Education no INSEAD em Fontainebleau, França (2000). Possui mais de 30 anos de experiência nas áreas de Gestão Corporativa, Gerenciamento de Negócios Globais e Gerenciamento Comercial na indústria de produtos químicos e plásticos, com vasta experiência em gestão de empresas nacionais e internacionais. Iniciou sua carreira na The Dow Chemical, onde ocupou diversos cargos no Brasil e nos Estados Unidos, incluindo Diretor Global de Negócios e Diretor Corporativo de Desenvolvimento Estratégico (1989/2007). Em 2007, assumiu o desafio de liderar a São Martinho como CEO, desempenhando papel fundamental para o crescimento estratégico da Companhia, a posicionando como uma das maiores empresas do setor sucroenergético brasileiro. Foi membro do Conselho de Administração e Diretor Presidente da Nova Fronteira Bioenergia S.A. (2010/2017), joint venture entre a São Martinho S.A e a Petrobras Biocombustível S.A. Foi membro do Conselho de Administração da Landco Empreendimentos e Participações S.A. (2016/2017), da Vale do Mogi Empreendimentos Imobiliários S.A (2014/2017), e Conselheiro Independente da Braskem S.A. (2018/2020). Atualmente, além de CEO da São Martinho S.A. e Diretor Presidente de suas controladas: Bioenergética São Martinho S.A., Bioenergética Santa Cruz S.A., Bioenergética Boa Vista S.A. Bioenergia São Martinho Ltda.; São Martinho Logística e Participações S.A., São Martinho Inova S.A., São Martinho Terras Agrícolas S.A., São Martinho Terras Imobiliárias S.A., também ocupa a posição de Conselheiro de Administração do CTC – Centro de Tecnologia Canavieira.
Graduado em Economia pela Uniara com MBA em Finanças, Controladoria e Auditoria pelo FGV/SP, possui experiência de mais de 18 anos no setor sucroalcooleiro, com amplo conhecimento em Planejamento Financeiro, Tributário e Controladoria. Iniciou sua carreia na São Martinho S.A. em 2005, onde participou de vários projetos e esteve à frente de importantes decisões estratégicas que auxiliaram a companhia na execução de seu plano de crescimento, sendo atualmente Diretor Administrativo. Foi Diretor Financeiro da Usicred, Cooperativa de Crédito dos Empregados da São Martinho S.A. e eleito em abril/2023 Conselheiro de Administração da referida Cooperativa.
Indicação de todos os cargos de administração que ocupe em outras sociedades ou organizações do terceiro setor: Diretor Administrativo nas empresas controladas pela São Martinho S.A.: São Martinho Terras Imobiliárias S.A, São Martinho Inova S.A., São Martinho Logística e Participações S.A., São Martinho Terras Agrícolas S.A., Diretor Administrativo e Financeiro da Bioenergética Santa Cruz S.A. e Diretor Administrativo nas SPEs imobiliárias: Residencial Pradópolis SPE Ltda.; Residencial Pradópolis II SPE Ltda; Empresarial Nova Iracemápolis SPE Ltda.; Residencial Nova Iracemápolis SPE Ltda.; SPE Residencial Limeira Ltda.; SPE Residencial Recanto das Paineiras Empreendimentos Imobiliários Ltda.; SPE Park Empresarial Iracemápolis Ltda.; Residencial Jardim Irajá SPE Ltda.; Residencial Chinelatto SPE Ltda., Residencial Américo II SPE Ltda. e Residencial Guatapará SPE Ltda.
Com o objetivo de dar suporte às decisões do Conselho de Administração e fortalecer a estrutura de Governança Corporativa da Companhia, foram criados 4 comitês com foco em temas relacionados à gestão da Companhia. Os Comitês estudam os assuntos de sua competência e preparam as propostas a serem levadas ao Conselho para exame. Estes comitês são compostos por membros do Conselho e por convidados. Suas atribuições são:
COMITÊ DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS
COMITÊ DE AUDITORIA
COMITÊ FINANCEIRO
COMITÊ DE GESTÃO DE PESSOAS
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